Festa da Rosca e do Papudo regressa a 21 de julho

A Festa da Rosca e do Papudo realiza-se no domingo, dia 21 de julho, na Praça Nossa Senhora dos Milagres, na freguesia de Cambeses, em Monção.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Cambeses com apoio da autarquia de Monção, tem como finalidade a divulgação e promoção daquele produto típico da doçaria local.

Além das roscas mais tradicionais, podem também ser provadas nesta festa outras variedades, como as roscas feitas à base de Alvarinho e anis.

O programa da quarta edição do evento, com sessão de abertura prevista para as 10h30, engloba um workshop do papudo e da rosca, a apresentação da mascote oficial da festa e atuação de bombos, do grupo “Almas do Fado” e do grupo popular Os Teimosos, de Cambeses, entre outros momentos.

A preparação das roscas e papudos mantém uma tradição antiga no concelho de Monção, que tem passado de geração em geração.

Preparadas com farinha e água, ao qual se junta manteiga, açafrão, fermento, sal e açúcar, as roscas são moldadas pelas mãos das doceiras e depois colocadas em tabuleiros, antes de irem ao forno de lenha, com a porta sempre aberta, até alourar. Depois é o açúcar que dá o toque final.

Recentemente, este doce esteve entre os 140 candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal, tendo alcançado o segundo lugar na pré-final distrital, que decorreu a 2 de julho, em Viana do Castelo. O público decidiu que os Charutos dos Arcos são os representantes do Alto Minho neste concurso.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com