Ponte de Lima afirma-se como destino Hípico Internacional

Na 13ª Edição da Feira do Cavalo, Ponte de Lima voltou a afirmar-se como uma das capitais portuguesas da cultura equestre, evidenciando-se como destino hípico internacional.

Rumaram à vila mais antiga de Portugal um conjunto de cavaleiros provenientes de, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, França, Holanda, Suíça, República Checa e Portugal. As nove nacionalidades saíram rendidas com o potencial de Ponte de Lima, com o Minho e com o Norte de Portugal.

A Feira por onde passaram vários milhares de pessoas, coroou como Campeão dos Campeões a égua Marqueza, do proprietário e criador Coudelaria Leonardo Franco. Estes vencedores serão os “cabeças de cartaz” da edição de 2020.

Por sua vez, a equipa Portuguesa venceu o Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho de Juniores e de Young Riders, na categoria “geral”, com uma margem de 51 pontos de distância face aos segundos classificados [Inglaterra]. Já na categoria “Cow”, (prova da vaca) a Inglaterra levou a melhor, seguindo-se Portugal no segundo lugar.

Também as olimpíadas de Equitação Adaptada, em colaboração com a APPACDM, foram ponto de destaque, com participação de mais de 90 atletas, bem como a distinção do Campeão dos Campeões e o Desfile de Coudelarias.

O já tradicional Passeio a Cavalo, bateu um recorde de participantes, tal como algumas competições que ultrapassaram o número de inscritos das edições anteriores. Para além dos Lusitanos que compõe maioritariamente a cultura limiana, houve ainda lugar para o Festival do Garrano, numa mostra que evidenciou as suas mais diversas potencialidades.

A organização da XIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima congratula-se com o sucesso alcançado nesta edição, num projeto que traz valor para a região. Para além de competidores, a Feira do Cavalo trouxe a Ponte de Lima tanto adeptos do “turismo a cavalo”, como do “turismo do cavalo”, entenda-se por isto, cavaleiros recreativos/de competição e admiradores de eventos equestres.

Ponte de Lima pretende dar continuidade a um conjunto de eventos ligado à cultura equestre, sendo de realçar os próximos agendados para o mês de agosto, nomeadamente os Jogos Equestres de 7 a 10 e o Campeonato da Europa de Horseball, de 12 a 17 de agosto.