Festival Folk Celta decorre a 26 e 27 de julho em Ponte da Barca

Ponte da Barca vai voltar a ser a capital da música folk de matriz celta no fim-de-semana de 26 e 27 de julho. O Choupal, nas margens do rio Lima, acolhe o Festival Folk Celta, um evento de entrada gratuita, que conta, nesta edição, com nomes vindos do Brasil, Cabo Verde, Canadá, Hungria, Espanha e Portugal.

No primeiro dia, Ana Alcaide, compositora espanhola que se dedica à exploração de sonoridades e tradições ancestrais, sobe ao palco pelas 18h30. Logo de seguida atua Cremilda Medina, que faz parte da nova geração da música popular/tradicional de Cabo Verde. Depois é a vez dos galegos Os D´Abaixo, pelas 21h00, e dos Dead Combo, a partir das 23h00.

A noite fecha, pelas 00h30, com sonoridades vindas da Hungria. Os Meszecsinka cantam em sete línguas (húngaro, russo, búlgaro,  finlandês, inglês, árabe e castelhano) e transportam os ouvintes para um espaço místico, onde o folk húngaro e búlgaro andam de mãos dadas com o flamenco e funky, o oriental e o experimental.

O segundo dia do festival começa com os canadianos Jazzamboka, que apresentarão, pelas 18h30, um repertório dividido entre o jazz convencional, hip-hop, soukous, reggae, be-hop, funk, rock, electrónica e, acima de tudo, sons da África Central.

A partir das 20h00, sobe ao palco Caxade, um projeto pessoal do galego Alonso Caxade, inspirado no folk-pop e nos sons bucolico-pastoris da velha Europa.

O cantor português Sérgio Godinho vai atuar pelas 21h00, seguido da apresentação de Omiri, um projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa, previsto para as 23h00.

O festival encerra com Samba Sem Fronteiras, às 00h30, projeto que nasceu da iniciativa de alguns brasileiros, residentes em Portugal, que sentiam falta de encontrar o samba de raiz.

Além dos concertos, vai decorrer uma Feira Tradicional com cerca de quarenta expositores. Este espaço contará com comércio de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais, entre outros produtos manufaturados, e ainda com uma área de restauração.