Altominho.tv

Ponte de Lima decreta luto municipal pela morte de Zé Cachadinha

A Câmara de Ponte de Lima decretou na quarta-feira um dia de luto municipal pela morte do cantador ao desafio Zé Cachadinha, esta segunda-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

José da Silva de Sousa, conhecido como Zé Cachadinha, era uma presença constante nas principais romarias do Alto Minho, como as Feiras Novas de Ponte de Lima e romaria de S. João d’Arga em Caminha.

Natural de Bárrio, Ponte de Lima, Zé Cachadinha aprendeu a arte com o pai Joaquim Cachadinha e já tinha atingido o meio século de carreira. Da família de cantadores e tocadores Cachadinha, resta agora Pedro, seu sobrinho, com quem tocou pela última vez a 27 de abril em Paris.

O carismático cantador ao desafio era exímio a tocar concertina e uma figura popular reconhecida entre os seus pares. “Os cantares ao desafio ficam mais pobres, com o passamento do Zé. A sua forma singular, castiça e brejeira de cantar fizeram dele um dos mitos dos cantares ao desafio”, comentou Augusto Canário na sua página de Facebook, numa publicação em que apresenta os pêsames à família e amigos do cantador.

A notícia da sua morte foi confirmada esta segunda-feira por um familiar numa página de Facebook. Zé Cachadinha deixa mulher e quatro filhos.

O município de Ponte de Lima manifestou hoje o seu voto de pesar pelo desaparecimento de “uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio”.

“O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Em memória do artista limiano, a autarquia decretou um dia de luto municipal, colocando a bandeira de Ponte de Lima a meia haste.

O funeral de Zé Cachadinha realiza-se esta quarta-feira, às 18h30 horas, em Ponte de Lima.