Altominho.tv

26ª Feira do Livro de Ponte da Barca de 15 a 19 de Maio

O Município de Ponte da Barca recebe, entre os dias 15 e 19 de maio, a 26ª edição da Feira do Livro em Ponte da Barca, com sessões todas as manhãs dedicadas às crianças e apresentação de projetos de autores e cantores de renome, como João Tordo ou Ana Bacalhau. O evento conta ainda com a apresentação do documentário “Viver a Natureza em Ponte da Barca”, produzido pelo Município.

No primeiro dia, o destaque vai para a apresentação da obra “Frei Agostinho da Cruz: Vida e Obra do Venerável Poeta”, de Luís Arezes, sobre a vida e obra de um dos mais ilustres nomes da lírica portuguesa. Esta rúbrica estará a cargo de José Cândido de Oliveira Martins e, durante a sessão, terá lugar uma encenação teatral pelos Canários de Bravães dirigidos pelo Encenador Jaime Ferreri.

Na quinta-feira, o dia começa com uma sessão dinamizada pela Associação Soy Niño Sou Criança e leva as crianças num momento participativo, em que são convidadas a escrever e desenhar momentos especiais das suas vidas para depois narrarem seus textos ou apresentarem os seus desenhos no estúdio da “Rádio Chiquita”, recriado para a ocasião. De tarde tem lugar o encontro com o autor José Viale Moutinho, jornalista, escritor e autor de cerca de meia centena de livros para crianças e de trabalhos nas áreas de investigação. Pelas 21h30 o escritor João Tordo apresenta o seu título mais recente, “A mulher que correu atrás do vento”. Nome de relevo da nova literatura portuguesa, o autor que venceu o Prémio Literário José Saramago 2009 com “As Três Vidas” conta com treze romances publicados em vários países.

No dia 17 de maio há mais uma sessão de contos dedicada aos mais pequeninos com “As coisas que o saco diz”, da contadora de histórias Mariana Machado. Segue-se a entrega das distinções do Concurso de Leitura, dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e, ao final do dia, a apresentação do projecto “Desafiar Estereótipos” por Ana Bacalhau, um livro que integra três histórias ficcionadas sobre a Igualdade de Género e de Oportunidade com letras das músicas da autoria de Ana Bacalhau.

Sábado, dia 18 de maio, acontece mais um “Aqui há história”, um projeto de incentivo à leitura promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte da Barca e que visa envolver as camadas mais jovens no mundo do livro. À noite, pelas 21h30, ocorre a apresentação do documentário “Viver a Natureza em Ponte da Barca” sobre a fauna e a flora no concelho de Ponte da Barca. Da autoria de Pedro Cequeira e Carlos Pontes e produzido pelo município, este é um projeto que explora de forma minuciosa os recantos mais enigmáticos da Serra Amarela e do Rio Lima.

No último dia, 19 de maio, tem lugar a atuação da academia de dança local Dance Fuel.