Mário Laginha e Augusto Canário dão música e letra a lenda da visita do Diabo a Ponte de Lima

A Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, em Ponte de Lima, vai acolher no domingo um concerto, no qual se vai estrear uma das obras encomendadas pelo projeto “Sente a História” inspirada na mitologia do Alto Minho. A “Canção da Lenda das Unhas do Diabo” foi composta pelo pianista e compositor Mário Laginha com letra da autoria do cantor Augusto Canário.

A música conta a história do dia em que o Diabo foi em pessoa resgatar um escrivão de Ponte de Lima de um convento, que era odiado pelo povo e acabara de morrer, e será interpretada pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo e pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora.

Cada grupo vai interpretar a solo quatro temas e em conjunto cinco, sendo que um deles será, precisamente, a Canção da Lenda das Unhas do Diabo. O concerto realiza-se pelas 16h00.

A iniciativa acontece no âmbito do projeto “Sente a História”, que decorre até 20 de julho e que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo terceiro do concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

Logo a seguir ao concerto, pelas 17h00, realiza-se uma visita guiada ao Museu dos Terceiros que se encontra instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana: o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco.

Nesta visita, os participantes poderão encontrar no exterior do Museu, mais precisamente no Convento de Santo António dos Capuchos, local onde, segundo a lenda local, o “Diabo” foi resgatar o seu escrivão, uma laje em pedra com a marca de uma mão que o povo diz ser do próprio Belzebu.

O concerto e a visita têm entrada gratuita.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com