Altominho.tv

Museus gratuitos e abertos até à meia-noite assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado, em Viana do Castelo, com a abertura e entrada gratuita nos museus municipais até à meia-noite do dia 18 de abril.

No Museu de Artes Decorativas estará patente, durante a quadra pascal, uma mostra do património religioso com peças de arte sacra, como cruzes, casulas, estolas e cerca de três dezenas de pias de água Benta.

No Museu do Traje, podem encontrar-se apontamentos etnográficos pascais: a lavradeira, a madrinha e o ramo, e os ovos de Páscoa.

Pelas 14h30, com início e término no Museu do Traje, terá lugar uma atividade de Geocaching, uma caça ao tesouro com recurso a coordenadas GPS, que permitirá aos participantes conhecerem um pouco melhor o centro histórico da cidade e alguns dos seus principais pontos de interesse.

O percurso pedestre “Citânia de Santa Luzia – Do Alto do Monte até ao Vale” está também previsto para quinta-feira, pelas 9h30, tendo início com uma visita à Casa dos Nichos – Núcleo Museológico de Arqueologia de Viana do Castelo e subida ao monte de Santa Luzia em funicular, seguindo-se uma visita à Citânia de Santa Luzia e descida do monte pelo escadório.

No mesmo dia assinala-se a Quinta-Feira Santa e, no âmbito do programa Páscoa Doce, realiza-se a visita às capelas e igrejas, que abrem as portas entre as 19h00 e as 24h00.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Funicular de Santa Luzia estará a funcionar entre as 20h00 e as 24h00 para dar apoio à visita ao Templo-Monumento de Santa Luzia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está, este ano, subordinado ao tema Património e Paisagem Rural. A Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) Portugal, propõem este tema com o intuito de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto património.

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovada pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Celebrando o património nacional, este dia comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.