Exposição canina e felina regressa este fim-de-semana a Ponte de Lima

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 13 e 14 de abril, a quarta edição da Exposição Canina Nacional e a segunda Exposição Canina Internacional. O evento abrange ainda a 267ª e 268ª Exposições Internacionais de Gatos e o Campeonato Nacional de Agility.

Segundo comunicado enviado pela autarquia, a iniciativa terá lugar no recinto do Pavilhão de Feira e Exposições e conta com diversas ações dedicadas aos vários públicos.

Estas competições vão trazer a esta vila cerca de 1.500 dos mais creditados exemplares de múltiplas raças, que irão competir por vários prémios. Juízes de renome internacional, vindos da Austrália, Israel, Rússia, Croácia, Ucrância, Biolorússia, Itália, Espanha e Portugal, vão selecionar o “melhor por grupos”, “melhor júnior macho/fêmea”, “melhor bebé”, “melhor cachorro”, “melhor par”, “melhor grupo criador”, “melhor veterano”, “melhor reprodutor” e “melhor das raças portuguesas”.

No final do dia será escolhido o Best in Show Nacional e Internacional, premiados pelas 15h00. A exposição felina será premiada pela mesma hora no sábado e pelas 16h00 de domingo.

Durante os dois dias do evento, vão ainda decorrer a “Mostra de Cães de Companhia”, a “Especializada de Serras da Estrela”, a “Monográfica de Golden Retriever” e as “Especiais” de Boxer, Doberman, Dogue de Bordéus, e Bulldog Francês.

O programa inclui ainda, no domingo, um espetáculo de volteio artístico a cavalo, pela EPAPL, pelas 16h00.

“Com o intuito de promover a afluência de participantes, a organização oferece inscrição no concurso nacional a todas as raças portuguesas”, lê-se na nota.

As exposições regem-se pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura, estando abertas aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale.