Monção acolhe colóquio sobre emigração para França na década de 60

Monção vai acolher, no dia 5 de abril, o colóquio “Emigração para França na Década de 60”, promovido pela Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade “Mulher Migrante”.

Segundo informou a autarquia, durante a iniciativa estão previstas várias comunicações sobre a realidade da emigração para França na década de 60, nomeadamente, “os motivos desta debandada do país, o papel da mulher em contexto migratório, a integração dos “nossos” no país de acolhimento e a ligação umbilical ao local de origem”.

“Neste colóquio, podemos saber mais sobre a emigração para França nos anos 60, juntando a procura de melhores condições de vida, a travessia a salto, a fuga ao serviço militar obrigatório ou a morte encontrada em pleno rio Minho, com outros momentos que “encadernam” as múltiplas páginas de uma realidade vivida por milhares de monçanenses”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, citado na nota enviada à imprensa.

O programa inclui ainda “Ateliês da Memória” com “Uma outra forma de partir”, da autoria de Henrique Barreto Nunes, testemunhos de monçanenses que vão abordar a viagem “a salto” para França, e dramatizações encenadas pelos elementos da Universidade Sénior de Monção e alunos da Escola Básica Deu-la-Deu Martins, coordenados pela professora Rosa Lima.

Além das conferências e dramatizações, o programa do colóquio compreende ainda a abertura da exposição fotográfica “O Princípio”, da autoria de Marcos Rodrigues, e da exposição de pintura “Fragmentos de um Tempo”, da autoria de Lourdes Magalhães.

Com a colaboração da Câmara Municipal de Monção e diversas entidades educativas e culturais do concelho, o colóquio tem início a partir das 10h00, na sala de conferências da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho. 

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com