Altominho.tv

Viana do Castelo vai acolher cinco dias de festa na próxima Romaria d’Agonia

O programa da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2019, que se realiza em Viana do Castelo de 16 a 20 de agosto, vai ser apresentado oficialmente esta semana, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, e foi esta terça-feira avançado à imprensa cinco meses antes do início da festa, o que acontece pela primeira vez.

Em comunicado, a comissão de festas justifica a antecedência da apresentação do programa da Romaria com as “imensas solicitações” que todos os anos recebe, sobretudo de quem vive no estrangeiro e necessita de planear a viagem ao Alto Minho.

“A partir deste momento já podem consultar o programa, sabem tudo o que se vai passar e quando. Podem planear a viagem à vontade”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

Com esta alteração, a apresentação do programa deixa de ter a anterior base provisória e passa a definitivo, vários meses antes.

“Permite-nos também uma gestão mais eficiente, eficaz e profissional de todos os aspetos de uma festa que se quer sempre moderna, dentro da tradição”, justificou António Cruz.

Em 2019, devido ao calendário, a festa prolonga-se por cinco dias, de sexta a terça-feira, entre 16 a 20 de agosto, o que obriga a “alguma imaginação” na programação.

A festa terá quatro noites de fogo-de-artifício, mantendo o cortejo histórico-etnográfico no sábado, a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia no domingo à tarde e a tradicional Procissão ao Mar e ao Rio na terça-feira, o último dia da festa.

Outra das novidades do programa prende-se com o primeiro grande desfile da festa deste ano.

“Comprovado o sucesso da alteração do horário do Desfile da Mordomia, que se passou a realizar à tarde, essa modificação mantém-se este ano, com a saída agendada para as 16h00 de sexta-feira, dia 16 de agosto, do antigo Governo Civil. Contudo, a novidade deste ano consistirá nos cumprimentos à edilidade da parte da manhã, que é a essência do próprio desfile, conforme dita a tradição”, adianta a comissão de festas.

“Para conferir maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos, vamos fazê-los da parte da manhã, na Câmara Municipal e no fim do desfile ao Digníssimo Bispo da Diocese de Viana, Dom Anacleto Oliveira. Isso tornará o desfile, pelas ruas da cidade, mais fluído e sem paragens até ao Largo de São Domingos”, explicou António Cruz.

O programa geral da Romaria vai ser apresentado, entre 13 e 17 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com