Altominho.tv

Viana congratula-se com acessos incluídos no Programa de Investimentos 2030

O presidente da Câmara de Viana do Castelo manifestou, “muito agrado” pela inclusão no Programa Nacional de Investimentos 2030 da nova ligação entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28 e dos acessos ao porto de mar.

O socialista José Maria Costa, que falava na quinta-feira, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, informou o executivo municipal da inclusão daquelas obras no documento aprovado em Conselho de Ministros e enviado para discussão na Assembleia da República e para parecer do conselho Superior das Obras públicas.

José Maria Costa explicou que a elaboração do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 “resultou de um processo de auscultação e discussão pública envolvendo diversos atores económicos e sociais e também foi objeto de análise e participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e do Conselho Regional do Norte”.

A construção da nova ligação entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28, anunciada, em dezembro, pelo presidente da câmara da capital do Alto Minho, representa um investimento de 6,3 milhões de euros.

A nova via, que se encontra em fase de estudo prévio com uma extensão de 5,2 quilómetros, servida de duas faixas de rodagem, com uma largura de sete metros, está “identificada” nas obras que constam da rúbrica do setor dos transportes e mobilidade, no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, dotado de uma verba global de 110 milhões de euros.

Já no subsetor marítimo-Portuário está “identificado” o porto de mar de Viana do Castelo, estando previstos investimentos de 90 milhões de euros para a reabilitação do molhe norte do porto, melhoria das condições de operacionalidade do porto, dotando-o de equipamentos de movimentação de carga e infraestruturas adequadas com vista a melhorar as condições de operacionalidade e também a criação de cais e equipamentos de receção de navios e passageiros de cruzeiros com o objetivo de tornar o Porto de Mar Viana do castelo um destino de cruzeiros turísticos capaz de atrair mais de 10.000 turistas por ano.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com