Altominho.tv

Primeiro paquete do país é de Viana

O primeiro paquete do país vai sair dos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído.

O paquete, uma encomenda de 70 milhões de euros da Mystic Cruises, começará a operar em abril de 2019.

Em reposta escrita a um pedido de esclarecimentos enviado pela agência Lusa, em Outubro de 2018, o empresário português Mário Ferreira explicou que o paquete World Explorer, com capacidade para 200 passageiros e 112 tripulantes, “estará concluído em março do próximo ano e começará a operar no mês seguinte”.

“Temos diversas viagens em abril. O ano de 2019 está praticamente cheio, através do nosso escritório na Alemanha, sob a nossa marca Nicko Cruises”, explicou Mário Ferreira, sem especificar o destino das viagens.

Na altura, Mário Ferreira adiantou que a embarcação iria ser submetida “ao primeiro teste de estabilidade”, destacando tratar-se do primeiro navio do género a ser construído num estaleiro português.

“Portugal tem uma vasta história marítima e, em especial, nos navios de cruzeiros, que durante muitos anos ligaram a metrópole às colónias portuguesas. Nenhum desses paquetes foi construído em Portugal, foram todos encomendados ao estrangeiro. O World Explorer é o primeiro paquete construído em Portugal e por uma empresa portuguesa”, reforçou.

Segundo Mário Ferreira, a Mystic Invest tem uma carteira de encomendas aos estaleiros da WestSea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), de 100 milhões de euros.

“A Mystic Invest tem vários navios de rio e um de mar em construção na WestSea para operar no rio Douro e um em todo o mundo. O investimento total ultrapassa os 100 milhões de euros”, disse.

Relativamente ao paquete World Explorer referiu que o investimento “é totalmente suportado por capitais próprios e por um empréstimo obrigacionista de 50 milhões euros”, adiantando que “para este tipo de navios não existem apoios à sua construção em Portugal”.