Altominho.tv

Uma viagem pela Arquitetura Tradicional do Alto Minho no próximo sábado

Uma viagem pela arquitetura tradicional do Alto Minho é a proposta da CIM Alto Minho para este sábado, dia 12 de janeiro, em Paredes de Coura.

“A atividade insere-se no projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” e integrará uma conferência, uma visita performativa e um encontro de urban sketchers”, informou a CIM em comunicado.

“Entender o espaço rural e a chamada “arquitetura vernácula” e perceber como a herança desta arquitetura influenciou os movimentos modernistas será o cerne da conferência “Da arquitetura tradicional”, que terá lugar na Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, a partir das 11 horas do próximo sábado”.

A abordagem estará a cargo dos estudiosos Álvaro Domingues, Fernando Barros, Paulo Guerreiro e António Menéres.

A participação na conferência é gratuita.

“À tarde, e sob orientação de Álvaro Domingues, será efetuada uma visita guiada pela aldeia de Vascões, com partida da Câmara Municipal, às 15 horas, para se conhecer in locco como as comunidades atuais se relacionam com o legado tradicional, como é feita a organização do espaço e da casa; e como a casa é uma afirmação social”, pode ler-se ainda na nota enviada.

Ainda durante todo o dia de sábado, Paredes de Coura será transposta para o papel de dezenas de urban sketchers, que no âmbito da ação “Sketching com História”, percorrerão esta vila para o registo de pormenores do património local.