“Alto Minho 2030”: CIM dinamiza conferências temáticas sobre prioridades de desenvolvimento para 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) informou esta sexta-feira em comunicado, que pretende, “em parceria com os principais atores regionais, dinamizar a preparação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial “Alto Minho 2030”, visando consensualizar uma visão para este espaço regional, as suas prioridades de desenvolvimento e as principais iniciativas/ projetos a concretizar no horizonte 2030”.

A CIM vai organizar o Ciclo de Conferências “Alto Minho 2030: Balanço 2014-2020, Perspetivas & Propostas de Ação”, a decorrer durante o ano de 2019 em cada um dos Municípios do Alto Minho.

Estas conferências surgem “no sentido de dinamizar um processo de participação alargada onde os vários atores tenham voz ativa e contribuam para pré-definir as referidas prioridades e iniciativas-âncora para o período 2020-2030”.

A primeira conferência terá lugar no próximo dia 8 de janeiro, a partir das 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município de Paredes de Coura.

A conferência é subordinada ao tema “Por um Alto Minho mais conectado, fomentando a mobilidade e a conectividade regional em matéria de TIC: Balanço 2014-2020, Perspetivas & Propostas de Ação Alto Minho 2030”.

Do programa destaque para as intervenções de Mário Fernandes, diretor de Planeamento da Infraestruturas de Portugal; João Cadete de Matos, presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM); Ricardo Salgado, diretor Executivo da DSTelecom; Júlio Pereira, primeiro secretário da CIM Alto Minho, e ainda de representantes do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), das Redes Energéticas Nacionais (REN) e da Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho).

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, fará a abertura da conferência e José Maria Costa, Presidente da CIM Alto Minho, o encerramento.