Altominho.tv

Rabanada infantil de chocolate é novidade de rota por pastelarias de Caminha

A rabanada infantil, confecionada com leite achocolatado e decorada com chocolate, é a novidade da terceira edição da Rota da Rabanada que decorre a partir de sábado e até dia 31 de dezembro em Caminha.

Em comunicado, a autarquia adiantou que além da rabanada criada para os mais pequenos, durante o mês de dezembro, haverá “mais de 50 especialidades de rabanada para degustar em cerca de meia centena de cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho”

Rabanadas de mel, nozes, de vinho do Porto e recheio de chila, ou de leite são apenas algumas das especialidades desta iguaria natalícia que, durante o mês de dezembro, podem ser degustadas na rota lançada pela Câmara de Caminha, em 2016.

Segundo a Câmara de Caminha o objetivo da Rota da Rabanada “é promover a gastronomia do concelho e dinamizar a economia local, dando a conhecer mais uma das iguarias gastronómicas do concelho”. Os preços variam entre os 0,50 euros e os 5 euros.

Os cerca de 50 estabelecimentos comerciais que aderiram à iniciativa vão confecionar e servir, durante todo o mês de dezembro, “aquele doce com tradição secular e faz parte de muitas mesas da consoada em Portugal”.

“A quem se degustar as rabanadas disponíveis, será entregue um “Passaporte Rota da Rabanada” que, a cada dez carimbos, dará direito a uma lembrança do município de Caminha, a levantar nos postos de turismo do concelho”, especificou a autarquia.

O portador do “Passaporte da Rabanada” poderá ainda votar na rabanada favorita, sendo que os resultados serão divulgados, no início de 2019.

A rabanada “é um doce de pão de trigo em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas. Servem-se polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel”.

A Rota da Rabanada é um dos eventos que a Câmara de Caminha vai promover durante a época natalícia e a até ao início de 2019.