Altominho.tv

Seis projetos admitidos ao Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira

As seis propostas da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) Geral de Vila Nova de Cerveira já são conhecidas.

Em comunicado, a autarquia adianta que as propostas vão ser submetidas à votação da população, entre 26 de novembro e 11 de janeiro, tendo sido selecionadas entre as sete que se apresentaram à Comissão de Análise Técnica.

Uma proposta foi “excluída por incompatibilidade com o traçado previsto da terceira fase da Ecopista do rio Minho – Caminho do Rio, cuja execução está agendada para 2019”.

O OP de Vila Nova de Cerveira inclui a proposta “Hostel em Loivo”, que visa a transformação da antiga escola primária de Loivo em hostel ou albergue de peregrinos de Santiago, “A Arte na Freguesia” para a implementação de residências artísticas e arte pública em meio rural, cujo resultado seria a criação de um roteiro das obras produzidas nas 15 freguesias, a “Associações em Movimento” que prevê a aquisição de uma viatura ligeira de passageiros de nove lugares (com dois lugares para cidadãos com mobilidade reduzida) para apoio às diferentes organizações de âmbito social existentes nas freguesias norte do concelho.

O projeto “+ Socorro”, que contempla a aquisição de uma ambulância de socorro pré-hospitalar, a proposta “Cultura para Todos” que pretende proporcionar o transporte de moradores das freguesias do concelho a eventos e espaços culturais e o projeto “Asa Delta & Parapente – Definição de pontos de descolagem e valorização do miradouro do Alto da Pena” para a melhoria dos caminhos de acesso à cota mais elevada, construção de um pequeno miradouro, e rampa de descolagem de asa delta, são outras das iniciativas do OP de Vila Nova de Cerveira.

A edição 2018 “mantém a dotação de 90 mil euros, mas com a condicionante de que cada proposta devia ter um valor máximo de 60 mil euros, de forma a serem executados mais projetos do interesse da comunidade”. Os vencedores serão anunciados no dia 13 de janeiro.

Segundo o município, “em três anos, o OP de Vila Nova de Cerveira recebeu um total de 31 propostas, tendo sido contabilizados cerca de seis mil registos, e executados, ou em vias de execução, seis dos sete projetos vencedores, num investimento de 280 mil euros”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!