Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Nadadores-salvadores socorreram 92 pessoas nas praias de Viana do Castelo

Os 41 nadadores-salvadores que trabalharam nas praias de Viana do Castelo, entre 1 de maio e 15 de outubro, realizaram primeiros-socorros a 92 pessoas, tendo 19 sido resgatadas na água e 46 sido assistidas em terra em salvamentos com gravidade. Ao longo da época balnear, foram evacuadas para hospital 27 pessoas.

Estes números foram divulgados em comunicado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com base em dados da Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo apresentados numa sessão de encerramento da época balnear 2018, realizada no navio Gil Eannes.

No comunicado, o município revela também que o presidente da Câmara, José Maria Costa, deixou ainda o compromisso de que, na próxima época balnear, será reforçada a segurança na Praia de Afife e Praia da Arda, com uma mota de água.

Segundo a informação apresentada pelo presidente da Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo, Ricardo Santos, na época balnear que chegou ao fim foram percorridos pelos nadadores salvadores 10.255 quilómetros em 1.233 horas de trabalho, ao longo de 137 dias.

A segurança nas praias representou um investimento municipal de 407 mil euros, entre os quais 207 mil euros foram destinados para a segurança e 200 mil euros foram transferidos para as Juntas e Uniões de Freguesia para conservação, requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira.

O município de Viana do Castelo contou com um Centro Móvel de comando e controle integrado de vigilância, socorro e salvamento para garantir a segurança das praias vigiadas e não vigiadas do concelho, num projeto pioneiro a nível nacional.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!