Altominho.tv

Monção e Salvaterra do Minho acordam cooperação na área da proteção civil

Os Bombeiros de Monção e a Câmara de Salvaterra do Minho, Galiza, assinaram um acordo que prevê a atuação daquela corporação no combate a fogos no concelho vizinho e em ações de busca e salvamento no rio Minho.

Em comunicado, a Câmara de Monção explica que o acordo celebrado no âmbito da eurocidade Monção/ Salvaterra de Minho, constituída em 2015, será “formalizado, em breve, através de um protocolo de cooperação, envolvendo as três entidades”.

Na nota, o município acrescenta que aquela cooperação poderá ser alargada à área da saúde.

“Os autarcas de Monção e Salvaterra defendem que o centro de saúde de Monção pode servir também os habitantes de Salvaterra de Minho, cujo núcleo urbano está a doze quilómetros da unidade de saúde mais perto, em Ponteareas”, assinala.

O presidente da Câmara de Salvaterra do Minho, Arturo Grandal, citado naquela nota, adianta que o acordo celebrado “reflete o bom relacionamento entre o poder político e as populações de ambos os lados da fronteira”.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção (AHBVM), Paulo rocha, classificou o documento como “uma porta aberta para uma efetiva cooperação entre as duas localidades, nas vertentes da segurança e proteção civil”.

O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, considerou que o compromisso “traduz no papel aquilo que acontece no quotidiano”.

“Os dois municípios estão unidos por uma travessia fluvial que, para nós, é mais uma rua. A partilha de equipamentos e sinergias é vista com total naturalidade”, frisou.

O acordo celebrado, esta quinta-feira, integra o programa de ações da primeira semana da eurocidade Monção/ Salvaterra de Minho que começou na terça-feira e termina no domingo. Um roteiro noturno, um concerto musical e espetáculo de dança são outras das iniciativas previstas no programa.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!