Altominho.tv

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à chuva, granizo e trovoada

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes, especialmente nas regiões montanhosas.

O aviso amarelo está em vigor desde as 07:30 e termina às 22:00 de hoje.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

A previsão aponta também vento fraco, soprando temporariamente moderado, de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã e do quadrante oeste durante a tarde nas regiões Centro e Sul.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima, que será acentuada em alguns locais, em particular do litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Viana do Castelo) e os 19 (em Faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 22 graus (no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Santarém).