Altominho.tv

Romaria de N. Sra. da Peneda realiza-se de 31 de agosto a 8 de setembro

De 31 de agosto a 8 de setembro, decorre a Romaria de N. Sra. da Peneda, na Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada a nível local, nacional e internacional.

Esta celebração em honra de N. Sra. da Peneda, segue um programa preenchido com várias celebrações religiosas, desde missas, procissões, Oração de Vésperas, Oração de Laudes e Via Sacra.

Existe ainda um programa cultural, onde se destaca, no domingo, 1 de setembro, os “Fados à Senhora”, com a atuação do fadista arcuense Marco Rodrigues e a exposição de fotografia “Peneda: Esculturas e Formas”. No dia 6, pelas 21h00, irá decorrer a Bênção de Concertinas no Santuário, seguida de desfile até ao recinto do baile popular.

Para o município de Arcos de Valdevez e Confraria de N. Sra. da Peneda, esta é uma celebração que “segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprio, fazendo desta romaria uma das maiores e mais fascinantes de todo o Alto Minho”.