Altominho.tv
MARCOS BORGA

Bienal de Cerveira inaugurada esta sexta-feira pelo ministro da Educação

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai presidir a inauguração da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre esta sexta-feira, dia 10 de agosto, no Fórum Cultural de Cerveira. A cerimónia está marcada para as 15h30.

“O momento é, claramente, de celebração de um êxito conquistado e consolidado ao longo de décadas. Estão todos convidados a participar na inauguração desta edição simbólica, que vai apresentar mais de 600 obras de 400 artistas de mais de 30 países”, refere o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira.

Assinalando os seus 40 anos, a 20.ª edição da bienal de arte mais antiga do país presta a sua homenagem a um dos máximos expoentes do surrealismo português, Cruzeiro Seixas, que também marcará presença na abertura do evento, onde será apresentada uma retrospetiva da sua obra plástica e poética.

Através das 120 peças em exposição, provenientes de coleções públicas e privadas, será proposta ao público uma nova reflexão sobre o movimento artístico.

O ato inaugural será apresentado pela atriz Mariana Monteiro e contará, entre outros momentos, com a atuação do maestro e compositor português Rui Massena e a performance do artista coreano Shin Yong Gu.

Voltando-se a realizar em anos pares, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira está de regresso de 10 de agosto a 23 de setembro, sob o tema “Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem”.

O evento integra ainda projetos curatoriais, artistas convidados, representações de 21 instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, performances, residências artísticas, workshops, ateliers infantis, conferências e debates, visitas guiadas e espetáculos.