Durante o próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de julho, Monção vai receber alguns dos melhores produtores no primeiro encontro europeu de vinhos brancos.
O “Monção e Melgaço – The White Experience”, que decorre no Parque das Caldas, junto às muralhas e ao rio Minho, apresenta um conjunto de vinhos brancos de 36 produtores, oito deles oriundos da Hungria, Áustria, Alemanha e França.
“É um evento inédito em Portugal e na Europa e vai decorrer na sub-região Monção e Melgaço. O que pretendemos dizer é que esta é uma grande região europeia de produção de vinhos brancos que ombreia com outras regiões europeias”, afirmou o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, aquando da apresentação do evento em junho.
Além de produtores de Monção e Melgaço, o evento, que envolve visitas a adegas, provas e conferências, conta também com a presença de vinhos portugueses de diferentes territórios vinícolas, bem como produtores europeus de regiões como Borgonha, Sancerre, Alsácia, Mosel.
O encontro é organizado pela Comissão de Vinhos Verdes e “Monção e Melgaço – A Origem do Alvarinho” e a entrada no evento tem um custo de 10 euros.