Altominho.tv

Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D`Arcos dinamiza programas de sensibilização ambiental

Sensibilizar as gerações mais jovens para as questões ambientais – é este o mote sob o qual arrancaram, à semelhança de anos anteriores, as Oficinas de Verão da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.

Assinalando os Dias Mundiais da Criança e do Ambiente, o Serviço Educativo da Área Protegida promoveu dias repletos de atividades que reuniram cerca de 250 alunos de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Matosinhos, que por via da visita, de atividades lúdicas, e pedagógicas celebraram estas datas em comunhão com a Natureza e o Mundo Rural.

Foram, neste contexto, premiados os vencedores do Concurso “Horta para Todos”: assim, a EB de Freixo (1º ano), a Creche de S. Vicente de Fornelos e a EB de Arcozelo (2º ano), voltaram à sua horta para receber os merecidos prémios.

Em plena semana de sensibilização para a natureza, a comitiva da EB das Lagoas, EB1 de Ponte de Lima e da EB de Trovela, rumou bem cedo para mais um Abraço ao Rio Lima, num dia de intercâmbio salutar com os amigos da Galiza, em Xinzo de Límia e na nascente do Rio Lima.

Por entre Acampamento Natureza e Mundo Rural, que pela sua 12ª Edição voltou a juntar mais de 100 alunos dos centros escolares de Ponte de Lima, os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar em volteios em pónei, na Oficinas dos Mini Chefs e da Criatividade, assim como em visitas à Quinta Pedagógica, em atividades na piscina, e no “Fogo de Campo”. O Centro Aventura juntou-se também à equipa e proporcionou aos mais intrépidos momentos radicais, com atividades de arborismo, slide, e insufláveis.

As primeiras Oficinas do Mundo Rural, do Desporto Aventura e Natureza, da Natureza e Ciência, e do Desporto e Cultura já terminaram, superando as melhores expectativas dos participantes e da organização, mas até 10 de agosto, continuam a realizar-se.