Altominho.tv

III Festa da Rosca e do Papudo realiza-se este domingo

A III Festa da Rosca e do Papudo realiza-se este domingo, 15 de julho, na Praça Nossa Senhora dos Milagres, freguesia de Cambeses, concelho de Monção. A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Cambeses com apoio da autarquia monçanense, tem como finalidade a divulgação e promoção daquele produto típico da doçaria local.

Além das provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha, Milacrus e Trinta Raios), a III Festa da Rosca e do Papudo, com abertura prevista para as 9h45, engloba ainda o workshop “A Rosca” e atuação dos grupos Sons do Gadanha, de Moreira, Cantares do Alvarinho, de Troviscoso, e “Os Teimosos”, de Cambeses.

A preparação das roscas e papudos acompanha o andar do tempo, passando de geração em geração. A massa é feita com farinha triga e água, à qual se junta manteiga, açafrão, fermento, sal e açúcar, ficando a levedar durante duas a três horas.

Passo seguinte, as mãos experientes das doceiras moldam as roscas e os papudos, sendo colocados em tabuleiros polvilhados de farinha triga para não “apegar”. Vai ao forno de lenha, com porta sempre aberta, até alourar. No final, levam cobertura de açúcar refinado.

Nos últimos tempos, tem havido algumas inovações no processo de confeção, apresentando-se roscas feitas à fase de Alvarinho e anis. Nos dias festivos e à quinta-feira, dia da feira semanal, verifica-se a presença de várias “rosqueiras” nas ruas de Monção, comercializando esta doçaria caraterística da nossa terra.