Altominho.tv
festivinhao2018_cartaz

Município apresenta Festivinhão 2018 na terça-feira

Depois do sucesso alcançado nas duas primeiras edições o FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez, regressa nos dias 1, 2 e 3 de Junho, numa organização da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez e do Município de Arcos de Valdevez.

São ainda parceiros na organização desta iniciativa a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Escola Profissional do Alto-Lima, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Confraria do Vinho Verde e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O FESTIVINHÃO terá este ano lugar no Jardim dos Centenários, no Centro Histórico de Arcos de Valdevez, contando com espaço de exposição, espaço de provas de vinhos e apresentações, tasquinhas de petiscos, animação de palco, animação de rua, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas e oferta turística e cultural diversa.

“Este Festival Enoturístico pretende celebrar a Casta Vinhão e a sua fabulosa evolução em termos técnicos e produtivos”, informou o Município.

“Agora, a casta vinhão é a rainha. É ela que melhor se relaciona com as iguarias gordas como a lampreia, o sarrabulho, o cozido à portuguesa, o arroz de cabidela, o cabrito mamão da serra, o arroz de sarrabulho, etc.. Arcos de Valdevez, com o seu “terroir”, soube manter uma reserva de qualidade e tradição na produção de Vinhão e também inovar sem nunca descurar a relação harmónica com a gastronomia. Mas o Festival apresenta outros vinhos verdes, com destaque para os brancos Loureiros e Alvarinhos, rosados e espumantes”.

O Festival integra também a seleção do ‘FESTIVINHÃO’18 Vinho do Ano’ e incluirá este ano a I Edição da ‘RAINHA DAS VINDIMAS Arcos de Valdevez’.