Altominho.tv

Valença pode integrar ligação ferroviária Porto-Corunha

O secretário-geral do Eixo Altântico, Xoan Mao, considerou hoje que seria “muito positiva” a exploração de uma nova linha ferroviária entre a Corunha, em Espanha, e o Porto, cuja autorização foi solicitada segunda-feira pelo grupo Arriva.

O grupo Arriva, através da companhia Arriva Spain Rail, pediu autorização à Comissão Nacional de Mercados e Competência (CNMC) espanhola para operar numa nova linha entre as duas cidades, num percurso de 342 quilómetros que espera percorrer em duas horas e 46 minutos, com sete paragens: A Corunha, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença do Minho, Nine e Porto-Campanhã.

Para Xoan Mao, esta nova linha “reforça uma ideia” já defendida pelo Eixo Atlântico – organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos – há muito tempo e mostra “que o setor privado o viu com a mesma clareza”.

“O aumento da oferta também aumenta a procura. Há quem não viaje por não serem dadas condições para viajar, não haver horários”, assinalou o responsável, destacando que “com mais comboios e horários, vai haver mais gente a ir de comboio”.

Atualmente, o comboio que sai do Porto “só liga a Vigo e com limitações”, pelo que esta ligação à Corunha é, para o secretário-geral, “uma medida inteligente”, acreditando haver “massa crítica” que permita a sustentabilidade dos dois serviços.

Com partidas diárias de Porto Campanhã e Vigo, o comboio ‘Celta’, operado pela CP em conjunto com a Renfe, liga atualmente as cidades do Porto e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

O comboio “Celta” iniciou a sua exploração comercial em julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto.

Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

A Lusa questionou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entidade em Portugal competente para a emissão de licenças para o exercício da atividade de prestação de serviços de transporte ferroviário, mas não obteve respostas até ao momento.