Altominho.tv

Arcos de Valdevez regista “maior execução dos últimos anos” no valor de 24 ME

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez informou ter atingido, em 2017, a “melhor taxa de execução dos últimos anos” no valor de 24 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas aprovado pela maioria PSD.

Segundo o documento, rejeitado pelo único elemento da oposição (PS), aquela execução “resulta de uma gestão pró-ativa, criteriosa e responsável”, tendo sido “reduzida a dívida à banca em cerca de um milhão de euros” e “reforçado o investimento municipal, em mais de três milhões de euros”.

“Nas Grandes Opções do Plano em 2017, a autarquia investiu mais de 13,7 milhões de euros, sendo de destacar que 60% desse montante foi realizado em Funções Sociais e 25% em Funções Económicas”, sustenta o município.

O documento realça ainda a “Educação, Economia e Qualidade de Vida” como as prioridades do ano 2017, que “ficou marcado pelo alcance de importantes objetivos para o concelho ao nível da redução do desemprego, obtendo um decréscimo de 24%”.

“Estes resultados são fruto da aposta da Câmara na proximidade com os arcuenses e na parceria com as Juntas de Freguesia, associações, instituições sociais e famílias, transferindo mais de 3,6 milhões de euros, através da atribuição de apoios ou da celebração de protocolos”, frisou a autarquia liderada pelo social-democrata João Manuel Esteves.

Contactada pela agência Lusa, a vereadora do PS, Dora Brandão, justificou a rejeição do documento “por se encontrar incompleto”. “Não tinha o relatório de gestão nem o parecer do Revisor Oficial de Contas (ROC). Não voto documentos sem estar, minimamente, informada sobre os assuntos. É ponto assente desde o início deste mandato”, referiu.