Altominho.tv

Monção abre as portas à viagem no tempo “Alto Minho 4D”

A segunda paragem na “viagem no tempo” pelo Alto Minho é já no próximo sábado, dia 7 de abril, em Monção.

A iniciativa promovida pela CIM Alto Minho em parceria com o Município de Monção, será dedicada à Rota dos Castros e terá, ao longo do dia, três momentos marcantes: uma conferência dedicada à cultura castreja, uma visita encenada ao Castro de S. Caetano, em Longos Vales, e um encontro de sketching no centro da vila.

“Os castros são a porta de entrada de Monção para a viagem no tempo pelo Alto Minho, e o mote da conferência que decorrerá no Cineteatro João Verde, a partir das 11 horas do próximo sábado, 7 de abril. Francisco Queiroga, da Universidade Fernando Pessoa, e Armando Coelho, Professor Emérito da Universidade do Porto, são os dois especialistas convidados pela CIM do Alto Minho para uma abordagem da civilização castreja na região do Alto Minho. O noroeste peninsular é riquíssimo em castros e cividades, pelo que são propósitos dos conferencistas dar a conhecer os processos de construção dos castros, as sociedades que os construíram, a arte e religião destas comunidades, assim como as redes sociais e os conflitos vividos na organização territorial. A participação na conferência “A cultura castreja” é gratuita, mas implica inscrição prévia, informou a CIM Alto Minho”.

Enquanto decorrer a conferência, o centro da vila será visitado por sketchers, que desenharão pormenores do património de Monção, no âmbito da ação “Sketching com História”, inserida no mesmo projeto, numa parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal (USkP).

No período a tarde, entre as 15 horas e as 17h30, terá lugar uma visita de estudo ao Castro de S. Caetano, na freguesia de Longos Vales, que será acompanhada por uma performance das Comédias do Minho/ Centro Dramático de Viana. Os participantes, enquanto visitam o castro terão a oportunidade de também ter uma visita guiada encenada com os artistas Samuel Coelho e Rebecca Moradalizadeh, que ajudarão os participantes a descobrir parte da história de Monção e assim atravessar mais esta Porta do Tempo.