Altominho.tv

Abril é o ‘Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância’ em Caminha

O Município de Caminha vai assinalar, em abril, o ‘Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância’, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são sujeitos.

A campanha arranca hoje, dia 4, com a distribuição de laços azuis e informação sobre a iniciativa na comunidade e comércio local. A sessão de abertura está agendada para as 14h00, no Salão Nobre dos Paços do concelho.

À semelhança de anos anteriores, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, vai dinamizar um conjunto de atividades durante todo o mês.

A “Operação Stop aos Maus Tratos”, que terá lugar no dia 19 de abril, consiste na realização de uma operação STOP que conta com a participação de alunos e da GNR, com vista à sensibilização dos automobilistas para a problemática.

Outra das iniciativas em destaque é a corrida/caminhada ‘Correr com os Maus Tratos’, que decorrerá no dia 21 de abril e que tem como padrinho o treinador adjunto da Seleção Nacional de Futebol, João Carlos Costa. Com concentração marcada para as 09h30, junto à Torre do Relógio, em Caminha, a atividade inclui uma corrida com cerca de 10 quilómetros entre Caminha e Moledo e vice-versa e uma caminhada que tem início na Torre do Relógio até à Foz do Minho, com regresso à Torre do Relógio. Esta ação é gratuita e dirige-se à população em geral, mediante inscrição obrigatória até ao dia 18 de abril.

O evento termina com o workshop ‘As rotinas do sono’, a cargo da especialista do sono Filipa Sommerfeldt Fernandes. Esta atividade dirige-se a pais com bebés até aos seis meses identificados pelo Centro de Saúde e terá lugar no dia 26 de abril, pelas 15h30, no Centro de Saúde de Caminha.