Altominho.tv

Recriação de mesa de Páscoa do Séc. XIX em Vila Praia de Âncora

Cerca de três dezenas de elementos do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, vestidos a rigor, vão recriar, este sábado, uma Mesa de Páscoa de finais do século XIX. Produtos regionais e tradicionais, hábitos que já fazem parte da história, vão estar literalmente “em cima da mesa” para serem degustados pelo grupo. Esta é uma das novidades da edição 2018 da Maior Mesa de Páscoa do País, em Vila Praia de Âncora, sábado, dia 31 de março.

O início do evento está marcado para as 10h00, mas será pela hora de almoço, 12h30, que o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora mergulha na história de viaja até aos usos e costumes de um “Sábado de Aleluia no Vale do Âncora’. Doces brancos, pão de ló amêndoas, rebuçados e outros sabores da época vão adoçar a refeição, que também conta com os vários enchidos que, nesta região, acompanham a dieta desde tempos imemoriais. Destaque para a fruta, e mais exatamente para a laranja, que pelo século XIX era símbolo de partilha e abundância, com a repartição dos gomos do fruto. Havia ainda uma curiosidade, uma moeda escondida na laranja, destinada ao menino que transportava a caldeira da água benta ou ao pároco.

A arte sacra da época vai também marcar presença, já que era comum as famílias terem pelo menos um oratório. À porta das casas faziam-se também tapetes de flores, que não vão faltar sábado nesta recriação.

A Maior Mesa de Páscoa do País, por seu lado, já integra também a tradição desta festa religiosa. Tem sempre centenas de metros de comprimento e, como habitualmente, vai estar recheada com os melhores produtos tradicionais, desde os doces aos salgados, passando pelos vinhos e o artesanato.

A animação está garantida, a partir da abertura do evento. Das 10h00 às 19h00, os visitantes podem comprar as iguarias expostas, acompanhados das atuações do Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora,  Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Rancho das Lavradeiras de Orbacém, Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Academia de Música Fernandes Fão, Associação ADJ Vila Praia – Associação Desportiva Juventude Vila Praia, Cavaquinhos da ARA – Associação Recreativa e Cultural de Riba de Âncora, Ginástica Kid’s – Circuito de motricidade infantil | Patronato Nossa Senhora da Bonança e Be Fit e Aula de Zumba com Ivone Correia.

A Maior Mesa de Páscoa do País é organizada pelo Movimento de Empresários do Concelho de Caminha, Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

Tradicionalmente a Mesa enche a rua principal da Vila, mas este ano, dadas as condições atmosféricas adversas e a previsão de chuva, decorrerá no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, junto às Piscinas Municipais.