Com o objetivo de criar uma programação consistente no Ano Europeu do Património Cultural, o Município de Monção lançou o projeto “Monção: Património Vivo”, o qual consiste em apresentar um conjunto de iniciativas que, em síntese, tem como objetivo dar a conhecer o património material e imaterial do nosso concelho.
O projeto arranca hoje, pelas 21h30, no Arquivo Municipal de Monção, com a conferência “As Primeiras Ocupações Humanas no Vale do Minho-Apresentação de resultados das primeiras intervenções arqueológicas”, a cargo dos Professores João Pedro da Cunha Ribeiro e Alberto Gomes. A conferência conta com a presença do Vereador do Pelouro da Ação Social, Cultura e Turismo, João Oliveira.
No dia 28, quarta-feira, pelas 21h00, assinala-se o Dia Nacional dos Centros Históricos com a realização de uma visita noturna pela Fortaleza de Monção com passagem por alguns pontos relevantes no centro histórico da vila.
O projeto “Monção: Património Vivo” tem continuidade nos próximos meses, focalizando-se na divulgação do nosso património cultural, através de diversas atividades e ações, com o propósito de incrementar a atratividade no concelho e dinamizar o território como um todo.