Altominho.tv

Cerveira e Tomiño escolhem três projetos comuns em orçamento transfronteiriço

As populações de Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza) escolheram três projetos nas áreas da educação, ambiente e desporto, a concretizar este ano no Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT), no valor de 20 mil euros.

Em comunicado de hoje, a Câmara portuguesa explicou que os três projetos foram escolhidos entre seis submetidos a votação ‘online’ durante dois meses, tendo alcançado quase 2.000 votos da população dos dois municípios vizinhos.

“No OPT 2018 Cerveira-Tomiño mais de 1.300 pessoas registaram-se na plataforma, dos quais 57,98% de Vila Nova de Cerveira e 42,01% de Tomiño, emitindo um total de 1.908 votos”, especificou.

Em 2017, ano em que decorreu “a experiência piloto do OPT, foram contabilizados 200 votos de 91 participantes”.

Na área da “Educação e Cultura” foi escolhido, com 496 votos, um projeto de promoção de atividades artísticas dirigidas à comunidade escolar dos dois concelhos.

A iniciativa – apresentada pela Escola Superior Gallaecia, situada em Vila Nova de Cerveira, e pela Mesa de Anpas dos centros educativos de Tomiño – prevê formação em artes plásticas e arquitetura a realizar em escolas do ensino básico e secundário dos dois municípios.

No “Desportivo e Lazer”, a proposta Desporto Náutico para Todos, da Associação Vontade, de Tomiño, e da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira, foi a eleita pelas populações de ambos os lados do rio Minho, alcançando um total de 447 votos.

Já na área do “Território e Meio Ambiente”, foi escolhido o projeto para a criação de uma aplicação de turismo acessível, promovido pela Escola Superior Gallaecia, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e Associação Vontade, que registou um total de 228 votos.

Na nota, a Câmara de Vila Nova de Cerveira afirmou que as duas autarquias “vão agilizar com os proponentes a concretização, ao longo do ano, as ideias eleitas por ambas as comunidades”, destacando a “excelente” participação registada na segunda edição do OPT, que contabilizou quase 2.000 votos.

O município português destacou ainda que o OPT “é pioneiro na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e que está incluído na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño -Cerveira, projeto cofinanciado por fundos comunitários”.