Altominho.tv

Mais de 1.300 participantes esperados em passeio de motos em Arcos de Valdevez

Mais de 1.300 participantes são esperados pela organização do passeio de motos Arcos TT, cuja 20.ª edição vai decorrer no dia 10 de março, em Arcos de Valdevez.

“No ano passado a prova contou com a participação de 1.268 participantes de 16 países e, agora, quando celebramos os 20 anos do Arcos TT, contamos ultrapassar esse número. Nesta altura, já temos mais de 200 inscrições, muitas de espanhóis, mas esse número vai crescer muito à medida que nos aproximarmos da data da prova”, afirmou hoje à Lusa Filipe Guimarães, da organização.

Promovido pelo Moto Clube de Arcos de Valdevez, com o apoio Câmara local, o Arcos TT é considerado pelos promotores como “o maior passeio de motos todo terreno da Europa”.

“Para percebermos a dimensão do Arcos TT, basta olharmos para o Dakar. Conseguimos reunir mais do dobro de participantes a andar de moto todo o terreno, de duas e quatro rodas que esse rali mítico”, sublinhou Filipe Guimarães, sublinhando que participam “amantes da modalidade vindos de todo o país, da Madeira e Açores, bem como de toda a Europa”.

A prova tem uma extensão de 90 quilómetros, com um grau de dificuldade média/alta, vai fazer-se por estradões rápidos, trialeiras, zonas de pedra, zonas técnicas, subidas e descidas íngremes, atravessando diversas freguesias de Arcos de Valdevez”.

Filipe Guimarães destacou ainda o “impacto económico” que a prova tem no concelho, “sobretudo no setor da hotelaria, restauração e comércio”.

“A prova esgota a hotelaria de Acros de Valdevez e dos concelhos vizinhos. A Câmara já assumiu publicamente que o Arcos TT movimenta mais dinheiro que uma semana de festas do concelho em época alta”, destacou,

“Os participantes vêm ao Arcos TT pelos trilhos, pela beleza paisagística, pelo contacto com a natureza, o convívio e também pela riqueza gastronómica do concelho”, sublinhou.

Filipe Guimarães afirmou que a prova movimenta “famílias inteiras” que, durante a estadia no concelho “acabam por participar noutras atividades preparadas por empresas locais de animação turista que se associaram ao Arcos TT”.

Outra característica “única”, segundo Filipe Guimarães prende-se com a participação da população das aldeias.

“São milhares de pessoas que sobem às serras do concelho para ver passar a prova”, referiu.

A concentração para a prova está marcada para as 08h00 do dia 10 de março, no parque da Ponte Nova, em Arcos de Valdevez, mas o evento começa no dia 08 com a receção aos participantes e outras atividades promovidas pela autarquia.