Altominho.tv

Produtores de Alvarinho investem 125 mil euros em promoção em Monção e Melgaço

Os produtores de vinho Alvarinho vão investir, este ano, 125 mil euros em ações de promoção daquela casta, “dentro da sub-região Monção e Melgaço, ao abrigo do acordo celebrado há três anos”, anunciou a associação que os representa.

Em causa está o acordo alcançado em 2015 pelo Grupo de Trabalho do Alvarinho (GTA), constituído pelo anterior Governo PSD/CDS para negociar a denominação daquele vinho. O GTA foi liderado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), defensora do alargamento da produção daquele vinho aos 47 municípios que a integram.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Associação de Produtores de Alvarinho (APA), que representa 38 empresas da sub-região de Monção e Melgaço, explicou que o plano de promoção, “desenhado pelos produtores e executado pela CVRVV, inclui diversas ações no mercado nacional, abrangendo diversos públicos, bem como locais variados como garrafeiras, supermercados ‘gourmet’, feiras do setor e rede de ‘mupis'”.

Para o presidente da direção da APA recentemente reeleito, citado naquela nota, “os produtores sentiram que era o momento de alocar uma parte do orçamento para ações realizadas dentro da sub-região”.

“O setor do vinho precisa de viver em sintonia com o seu território, e neste momento a notoriedade externa de Monção e Melgaço deve ser capitalizada, trazendo cada vez mais turistas a este território de excelência”, sustenta Miguel Queimado.

De acordo com a APA, “os produtores, em parceria com as Câmaras de Monção e Melgaço, irão investir na organização da prova desportiva ‘Monção e Melgaço, Granfondo’, que prevê atrair cerca de 2.000 participantes”.

“Paralelamente, os produtores irão também investir na organização de um evento de vinhos brancos, onde estarão presentes os produtores mais conceituados do setor do vinho, quer de diversas regiões portuguesas, quer de diversos países como Espanha, França, Alemanha e Itália”, adiantou.

Com aquele evento, os produtores “pretendem atrair público especializado, que aproveite a visita a Monção e Melgaço para conhecer o que de melhor a região tem para oferecer”.

“Os produtores estão perfeitamente articulados na estratégia a seguir, estando em cima da mesa a preparação de ações de abordagem coletiva ao mercado externo”, adiantou Miguel Queimado.

O acordo do vinho Alvarinho prevê a utilização pelos produtores de Monção e Melgaço de um “selo de garantia”. Determina ainda um período transitório de seis anos durante o qual Monção e Melgaço, concelhos que juntos constituem a sub-região que até agora detinha a exclusividade de produção de Alvarinho, vão dispor de um montante de três milhões de euros para investir em promoção.

O acordo foi aceite pelo município de Monção, concelho com cerca de 900 hectares de terrenos dedicados exclusivamente à produção daquele vinho.

Já os produtores de Melgaço, acionistas da empresa “Quintas de Melgaço”, cuja maioria do capital é detido pela autarquia local, contestam o acordo por considerarem que “prejudica” a sub-região.

Naquele concelho há cerca de 450 hectares ocupados pela produção de Alvarinho.