Altominho.tv

Obras em secundária de Ponte de Lima concluídas seis anos depois

A empreitada de reabilitação da escola secundária de Ponte de Lima, lançada em 2011 pela Parque Escolar mas só concluída no verão de 2017, vai ser inaugurada na sexta-feira, informou hoje o presidente da Câmara local.

Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal afirmou que “com o fim das obras na escola secundária e em quatro escolas do segundo e terceiro ciclos, fica concluída a requalificação de todo o parque escolar do concelho, desde o ensino básico ao secundário”.

As obras de reabilitação daquela secundária foram lançadas em março de 2011 pela Parque Escolar e a previsão inicial apontava a sua conclusão para outubro de 2012, o que não aconteceu.

Uma outra empreitada, para terminar os trabalhos, foi lançada a concurso público internacional em dezembro de 2015, tendo o início das obras ocorrido em fevereiro de 2016. E, segundo o autarca de Ponte de Lima, a intervenção orçada em mais de 9,9 milhões de euros, “ficou concluída em julho/agosto de 2017”.

Com o impasse na conclusão das obras, os cerca de 1.200 alunos da única secundária do concelho de Ponte de Lima, tinham aulas numa parte do edifício, em vários monoblocos, numa área da antiga escola básica da vila e no pavilhão municipal.

A “situação precária” daquele estabelecimento de ensino originou vários protestos promovidos pelos alunos e críticas da associação de pais por “falta de segurança” dos alunos nas “constantes deslocações” entre os vários espaços provisórios, a “degradação dos monoblocos” – uma “alternativa viável para pouco mais de um ano” – e a degradação do edifício da escola, “que começa a acusar o peso dos anos e a falta de obras de manutenção”.

A inauguração da intervenção está marcada para sexta-feira, às 10:00, e a autarquia refere a presença no ato do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.