Altominho.tv

Centro interpretativo do barroco de Arcos de Valdevez concluído no fim do ano

O centro interpretativo do barroco, que a Câmara de Arcos de Valdevez está a criar na igreja do Espírito Santo, orçado em perto de um milhão de euros, estará concluído no último trimestre do ano, informou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito, adiantou que a obra “decorre dentro dos prazos estabelecidos”, estando em curso “o restauro da arte sacra do altar-mor e dos púlpitos, após a conclusão do restauro da arte móvel”.

“Os conteúdos interativos e informativos que integrarão o centro interpretativo também estão a ser tratados de forma a serem disponibilizados ao público dentro do prazo previsto”, explicou o município.

O projeto da autarquia, financiado por fundos comunitários, visa “promover a recuperação do edifício e do espólio arquitetónico, potenciar o uso cultural com programa alusivo ao estilo artístico do Barroco, divulgar o conhecimento da arte, da sociedade e do pensamento da época barroca”.

A criação daquele centro interpretativo contempla “a recuperação da Igreja do Espírito Santo e do seu acervo artístico, a instalação de novas tecnologias para dar a conhecer aquele templo e outros da região, bem como o enquadramento histórico e social da época barroca”.

O novo centro pretende constituir-se como “uma porta de entrada da rede do barroco na região”.

“Trata-se de uma plataforma de dinâmica turística e de conhecimento do barroco na região do Alto Minho, servindo de porta de entrada para o barroco nos dez concelhos que permitirá lançar conhecimentos sobre este período da cultura na região e, simultaneamente, explorar as características únicas e importantíssimas do templo do Espírito Santo, imóvel de interesse público e um dos mais importantes na região Norte do país”, sustentou aquela autarquia.

A Igreja do Espírito Santo está classificada como imóvel de interesse público, sendo um dos mais icónicos monumentos do estilo de arte barroca do Alto Minho.

Outro dos objetivos do projeto agora em curso passa por definir uma programação artística, aproveitando o facto de existir um espaço cénico e acústico naquela igreja para receber diversos eventos.

O projeto, orçado em cerca de 978.467 euros, é financiado em mais de 831.697 euros pelo Programa Operacional NORTE 2020.

Esta candidatura contou o apoio da Direção Regional de Cultura Norte, através da inserção do projeto no modelo de rotas do barroco, e com a parceria da Fábrica da Igreja de Arcos Valdevez.