Altominho.tv

Exposição e documentário assinalam Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto

Ponte da Barca vai assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a 27 de janeiro, promovendo a reflexão sobre um dos acontecimentos mais marcantes do século XX: o Holocausto no contexto da Segunda Guerra Mundial, com a inauguração da Exposição Anne Frank: Uma História para hoje: “Aprender com o passado e Ensinar para o Futuro” (21h, no átrio dos Paços do Concelho) e a exibição do documentário “Que a tua lembrança seja amor” – a história de Ovadia Baruch (21h30, na Casa da Cultura), informou hoje o Município, em comunicado.

O percurso e a experiência da vida sob o regime nazi são recordados na exposição “Anne Frank: Uma história para hoje” que, a partir de dia 27 de janeiro e até 16 de fevereiro, estará patente no átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca.

“Esta exposição incorpora um enorme valor histórico, cultural e pedagógico, em que a história da família Frank serve de fio condutor ao relato dos acontecimentos mundiais durante e depois da ditadura nazi”.

Naturais de Frankfurt, na Alemanha, os Frank mudaram-se para Amesterdão, em 1933, ano da ascensão ao poder do partido nazi alemão, e ali viveram, já na Holanda ocupada, a perseguição dos judeus e o horror do Holocausto.

A exposição é composta por 34 painéis onde se apresenta a história do Holocausto contada paralelamente à própria história de Anne Frank e da sua família.

Anne Frank: Uma História para hoje: “Aprender com o passado e Ensinar para o Futuro” presta testemunho e é, ao mesmo tempo, um legado de memória sobre a diversidade nas sociedades (cultural, étnica, religiosa, política) e sobre os fenómenos violadores de direitos humanos.

Para assinalar este Dia será exibido ainda um documentário.

Em Março de 1943, Ovadia Baruch, foi deportado juntamente com a sua família, de Salonica para Auschwitz-Birkenau.

Enquanto prisioneiro, Ovadia conheceu Aliza Tzarfati, uma jovem judia da sua terra natal e apesar das condições desumanas, nasceu entre ambos uma história de amor.

Nesta extraordinária e comovente história de amor em Auschwitz, Ovadia conta-nos o antes, o durante e o depois do Holocausto, filmada nos locais onde tudo se passou.