Altominho.tv

Cerca de 100 campeões nacionais e europeus homenageados em Viana do Castelo

Cerca de uma centena de atletas naturais de Viana do Castelo que, em 2017, se sagraram campeões nacionais e europeus vão ser homenageados, dia 26, na segunda gala do desporto promovida pela câmara local.

Na apresentação do evento, hoje em conferência de imprensa, no edifício camarário, o vereador do desporto, Vítor Lemo, referiu que a “novidade” da segunda edição é a atribuição a campeões universitários e do desporto escolar.

“Entendemos que a gala devia abranger todo o desporto. No fundo, pretendemos que todo o esforço que é feito pelos atletas seja realçado”, justificou.

Segundo o responsável do desporto, o concelho de Viana tem mais de três mil atletas distribuídos por mais de 70 clubes e associações, onde são praticadas mais de 30 modalidades.

Presente no encontro com os jornalistas, o presidente da câmara, José Maria Costa, adiantou que o objetivo do evento é “valorizar o trabalho dos clubes e associações na promoção do desporto e na formação de jovens e assinalar o talento, o esforço, a dedicação e o profissionalismo dos atletas”.

“Queremos transformar a gala numa festa de exaltação do desporto. O desporto numa componente de formação, de competição mas de atuação, de compromisso por ideais, que valoriza a ética desportiva, a amizade, o espírito de equipa, uma verdadeira escola de valores”, frisou.

Além de homenagear campeões do concelho, a Gala do Desporto 2018 vai distinguir mais oito atletas com os prémios “Atletas do Ano” em masculinos e femininos, “Treinador do Ano”, “Atleta Revelação do Ano” em masculinos e femininos, “Dirigente do Ano”, “Equipa do Ano”, “Associação Desportiva ou Clube do Ano”.

Será ainda atribuído pela câmara municipal o “Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo” a atribuir a uma individualidade pela sua ação em prol do desporto no concelho.

O vereador do Desporto da Câmara de Viana do Castelo preside ao júri que selecionou os premiados e onde estão ainda representados a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um treinador, uma personalidade de destaque do concelho, um dirigente, um atleta e três jornalistas de órgãos de comunicação social reconhecidos, convidados pelo município.