A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, recebeu a apresentação do Tomo 51 dos Cadernos Vianenses.
Esta edição junta textos de figuras da cultura vianense, que versam diversos temas e estudos de diversos colaboradores.
O Tomo 51 integra também estudos sobre Manuel de Aguiar Barreiros e as Igrejas românicas de Viana do Castelo, sobre Camilo Castelo Branco, sobre a representação gráfica das mordomas e lavradeiras nos cartazes da Romaria, sobre o projeto de Guerra Junqueiro para a bandeira da República, as controvérsias da Linha do Vale do Lima, as viagens comerciais do Gil Eannes, o processo da Via Sacra da Areosa, os pilotos de Viana do Castelo e o Cardeal Saraiva em Carvoeiro.
Paralelamente, a edição apresenta os “continuados” sobre a talha religiosa de Viana do Castelo de Francisco José Carneiro Fernandes, sobre a criatividade de Rui Pinto de J. da Cruz Lopes e o arrolamento dos bens das igrejas de António Maranhão Peixoto.
Para José Maria Costa, esta edição, assim como todas as anteriores, permitirá “preservar ideias, opiniões, escritos e documentos ao longo dos anos, que serão, um dia, espólio do saber e da cultura vianense”.