Altominho.tv
PEXELS

Alunos “sussurram” poemas pelas ruas de Darque

Alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola Carteado de Mena, em Darque, Viana do Castelo, vão “sussurrar” publicamente poemas da sua autoria, através de tubos em cartão que os próprios vão criar, durante uma caminhada pela freguesia.

A ação, intitulada “Sussurradores do Alto Minho”,  anunciada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, vai decorrer na quinta-feira e sexta-feira, envolvendo alunos do segundo e terceiro ciclos de ensino básico da escola Carteado de Mena, em Darque, freguesia da margem esquerda do rio Lima.

A vereadora da Educação da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, explicou à Lusa que a iniciativa, integrada no projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, dinamizado pela CIM do Alto Minho, pretende “estimular a sensibilidade dos mais jovens para o valor da palavra dita”.

“Na era das novas tecnologias, por vezes esquecemos o som da palavra, a entoação, a expressividade. Só a poesia para nos fazer recentrar a atenção no valor da palavra, que não é mais do que o valor da comunicação entre as pessoas”, sublinhou Maria José Guerreiro.

A vereadora da Educação destacou ainda a importância de, através deste projeto, transformar os jovens “em agentes de disseminação da leitura”.

A ação, dinamizada pela Laredo – Associação Cultural, começa na quinta-feira, pelas 10h30, com a realização de uma oficina de poesia intitulada a “Máquina da Poesia”.

A responsável da associação cultural, Maria José Vitorino, adiantou em declarações à Lusa que nessa oficina os alunos vão “escrever e ler os seus próprios poemas”.

Na sexta-feira, a partir das 10h30, os alunos vão construir os “sussurradores”, “uma ferramenta simples, utilizada em intervenção de rua, para ler ao ouvido do outro”.

“São tubos de cartão, reciclados, que existem nas fábricas para enrolar tecidos, entre outros produtos. Esses tubos são decorados pelos alunos e servirão, na rua, para os alunos lerem ao ouvido das pessoas que vão encontrar”, explicou, adiantando que a caminhada pelo centro da freguesia de Darque tem início às 14h00, “com passagem pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, num convívio intergeracional”.

“Podem ser poemas ou textos, tudo dependerá dos alunos que depois saem para as ruas para lerem o que escreveram a quem os quiser ouvir”, especificou.

A ação “Sussurradores do Alto Minho” conta com o apoio da biblioteca municipal de Viana do Castelo e do agrupamento de Escolas de Monte da Ola, onde está integrada a escola Carteado Mena.

O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” está integrado na operação PIICIE – “Alto Minho School 4 All – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Em comunicado enviado à imprensa, a CIM do Alto Minho explicou que Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Valença já foram palco de ações semelhantes, com “jovens e crianças em risco de abandono escolar, centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada, e ainda, o contacto direto com a população em espaço público”.

Depois de Viana do Castelo, as próximas ações dos “Sussuradores do Alto Minho” decorrerão em Ponte da Barca, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2020, e em Monção, nos dias 03 e 04 de março.

“Estas intervenções têm como objetivos integrar os jovens através da palavra, desenvolvendo competências sociais, os níveis de literacia e entendimento do mundo, a expressão escrita e plástica, assim como propor a biblioteca pública como lugar de referência para a juventude, promovendo as coleções das bibliotecas junto dos jovens e estimulando hábitos de frequência juvenis das bibliotecas municipais”, sustenta a nota.

O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” integra ainda “sessões de mediação de leitura inclusiva – “Leituras Diferentes”, com metodologias ativas centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada”.

Estas atividades vão realizar-se nas instalações das bibliotecas municipais de Ponte de Lima, no dia 21, de Valença, no dia 22, e de Viana do Castelo, no dia 05 de março de 2020. 

A realização de ações de capacitação – “Rodas de Pensamento” é outra áreas de intervenção do projeto, “dirigidas a docentes e pessoal não docente, bibliotecários, mediadores, animadores e outros profissionais”.

Estão previstas ações de capacitação para os concelhos de Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo, respetivamente nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020. Já no dia 30 de abril decorrerá , um “Encontro Grande Roda”, em Monção.