Altominho.tv

“Nunca haverá imagens suficientes” estreia no Cine Teatro João Verde

O Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe, a 20 de agosto, a estreia de “Nunca haverá imagens suficientes” (Il n’y aura jamais assez d’images), um documentário de Philippe Machado Domingues que revisita as memórias familiares do realizador e a ligação entre França e Portugal.

Natural de uma família de emigrantes portugueses em França, Philippe Machado Domingues encontra nas suas raízes em Monção a inspiração para esta obra, que recupera as viagens que fazia com os pais entre Paris e o concelho alto minhoto durante as férias.

Apresentado como um ensaio documental e intimista, o filme propõe uma reflexão sobre a morte, a memória, o luto, a emigração e a construção da identidade. Através de arquivos familiares e de memórias em processo de desaparecimento, o realizador procura transformar a ausência num reencontro e concretizar um adeus que ficou por fazer.

A viagem entre Paris e Monção serve, assim, de fio condutor a uma narrativa profundamente pessoal, construída a partir de imagens e recordações familiares. O filme recupera momentos do passado para refletir sobre aquilo que permanece quando as pessoas, os lugares e as memórias começam a desaparecer.

“Nunca haverá imagens suficientes” tem realização de Philippe Machado Domingues. A produção está a cargo de Hugues Desmichelle, Philippe Machado Domingues, Raul Reis e Ricardo Silva, com imagem e música de Arsène Desmichelle e montagem de Manuel Pinto. A obra resulta de uma coprodução entre PLAY IT AGAIN, BOM DIA e do Cine Teatro João Verde.

Foto: DR