Altominho.tv

Ocorrências de incêndios rurais aumentam mais de 30% em 2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta reforçando o alerta para a prevenção dos incêndios rurais. Até 19 de março de 2026, já foram detidas dez pessoas por este tipo de crime.

Os dados mais recentes mostram um aumento significativo de ocorrências: em 2025 registaram-se 8.278 incêndios, mais 31% do que em 2024, quando houve 6.304 casos. Este crescimento evidencia a necessidade de continuar a investir na vigilância, na prevenção e na sensibilização da população.

No âmbito da monitorização do território, a GNR emitiu mais de 12 mil alertas em 2025, um aumento face aos cerca de 9 mil registados no ano anterior, graças a sistemas de deteção precoce.

Relativamente à gestão de combustível, em 2024 foram fiscalizados mais de 10 mil locais, tendo mais de metade sido regularizados voluntariamente após intervenção da Guarda. Em 2025, a tendência manteve-se, com números semelhantes de fiscalizações e um elevado nível de cumprimento por parte dos proprietários.

Foto: DR