O ciclo RE.VER, de reflexão e diálogo sobre fotografia, realiza-se nos dias 29 e 30 em Viana do Castelo e inclui conversas públicas com seis autores convidados, revelou hoje a organização.
Alexandre de Magalhães, Inês D’Orey, Tito Mouraz, Álvaro Domingues, Lucília Monteiro e Lara Jacinto são os autores participantes na 4.ª edição do RE.VER, criado pela Oficina de Fotografia da AO NORTE e coordenado por João Gigante, adiantam os organizadores, em comunicado.
Os convidados do ciclo que se realiza na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, vão “partilhar perspetivas diversas sobre o olhar, a narrativa e o papel da fotografia”, acrescentam.
O programa integra ainda uma exposição de fotografia na Galeria Adorn, com autoria de Raquel Moreira e a projeção do filme As Coisas Não São Feitas por Acaso, de Tiago Cravidão.
No dia 29, Alexandre de Magalhães fala sobre “Cóclea: Ensaio sobre a Escuta”, Inês D’Orey sobre “Arquitecturas da Memória” e Tito Mouraz apresenta “Olhar Inquieto”.
No dia 30, é a vez de Álvaro Domingues, com “Todo o Mundo é Composto de Mudança”, de Lucília Monteiro, com “Fotografia / Lugar do Corpo”, e de Lara Jacinto, com “Ver os Olhos que Viram”.
Criado pela Oficina de Fotografia da AO NORTE e coordenado por João Gigante, o RE.VER “propõe a fotografia como um espaço de encontro, partilha e investigação”.
A iniciativa visa promover o debate em torno das práticas visuais contemporâneas, cruzando autores de diferentes áreas e abordagens, explica a organização.
O evento conta com o apoio da Câmara de Viana do Castelo e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Fotografia: Edmundo Correia










