Altominho.tv

Valquírias inspiram nova edição da Festa da História

Os costumes, lendas e mitos da cultura nórdica vão voltar a invadir o Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira com mais uma edição da Festa da História – Era Viking, que decorre entre os dias 13 e 16 de agosto. A edição de 2026 assume um caráter especial ao reforçar o envolvimento da comunidade local e ao destacar o universo feminino da mitologia nórdica, através de um subtema dedicado às Valquírias.

Figura central desta edição, as Valquírias são representadas na tradição nórdica como entidades associadas ao poder, ao destino e à espiritualidade, responsáveis por escolher os guerreiros considerados dignos de uma morte honrosa e conduzi-los até Valhalla. O imaginário associado a estas personagens servirá de inspiração para uma programação que pretende recriar tradições, rituais e ambientes característicos da cultura viking.

Com o objetivo de reforçar a participação da população, a organização decidiu abrir aos cerveirenses dois dos momentos mais emblemáticos do evento: a Invasão Viking, que marca a abertura oficial da iniciativa, a 13 de agosto, e o Grande Cortejo Histórico, agendado para o dia seguinte. A participação é livre para todos os interessados, bastando comparecer trajado ou caracterizado à época, estando ainda previsto apoio de maquilhagem temática por uma profissional contratada para o evento.

Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir a demonstrações de aves de rapina, recriações históricas, espetáculos de fogo, danças, acrobacias, duelos, acampamentos vikings e animação permanente, numa proposta dirigida a visitantes de todas as idades.

Promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História tem-se afirmado como um dos principais eventos do concelho, contribuindo para a valorização do património, da cultura e da identidade local, ao mesmo tempo que atrai milhares de visitantes ao centro histórico.

Foto: DR