No passado dia 9 de novembro, realizou-se no Parque de Lazer da Preguiça, em Santa Marta de Portuzelo, uma ação de restauro da natureza que teve lugar num troço da margem do rio Lima.
A intervenção consistiu no reforço da vegetação ribeirinha, com o objetivo de prevenir fenómenos de erosão e promover a estabilidade das margens e a retancha de algumas plantas de outra plantação feita anteriormente junto ao Embarcadouro do Pinheiro.
A iniciativa, dinamizada pelo Gabinete Florestal e com o apoio do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo, contou com a participação dos Lobitos do Agrupamento de Escuteiros da Meadela e da Junta de Freguesia, que, após um breve enquadramento sobre a importância ecológica e os serviços prestados pelos ecossistemas ribeirinhos, procederam à plantação de cerca de 80 exemplares de salgueiros e freixos.
Esta ação foi desenvolvida também no âmbito do Programa Bandeira Azul, reforçando o compromisso com a educação ambiental, a proteção da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas locais.
Com esta ação, foi possível contribuir para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente: ODS 4 – Educação de Qualidade: Atividade que contribui para a educação ambienta l; ODS 13 – Ação Climática; ODS 14: Proteger a vida marinha; ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.










