O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na assinatura de contratos para a reabilitação e apetrechamento dos Centros de Alto Rendimento (CAR), que mobilizam dez milhões de euros do pacote total de 65 milhões contratualizados entre o Governo, o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal. O Centro de Alto Rendimento de Surf – CAR Surf, situado no Cabedelo, será beneficiado com infraestruturas e apetrechamentos no valor global de 700 mil euros.
O autarca assinou o contrato que beneficiará o CAR que serve as modalidades de Bodyboard, Longboard e Surf, num evento que decorreu na sede do COP – Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.
Em termos de infraestruturas, este apoio engloba 512 mil euros para a construção de um Apoio a atletas de surf adaptado e seleções internacionais de Para Surfing (formação, terapia, segurança e higiene) e de um Centro de interpretação para a sustentabilidade ambiental marinha e Eco infraestrutura “farol” para a rede mundial World Surf Cities Network.
Para infraestruturas, integra ainda um projeto de engenharias para uma construção sustentável em madeira com recurso a equipamentos de energia renovável com acessibilidades a portadores de mobilidade reduzida.
Abrange ainda 188 mil euros para apetrechamentos diversos do CAR Surf do Cabedelo, nomeadamente substituição de placas isolamento (térmico, acústico e antivibrático) de cortiça e substituição de beliches e colchões, integrando quartos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.
O Centro de Alto Rendimento de Surf – CAR Surf foi inaugurado no dia 27 de abril de 2013. Situa-se na Praia do Cabedelo, reconhecida internacionalmente pelas características ideais para a prática das modalidades de desporto náuticos.
O edifício, uma empreitada que nasceu de uma candidatura conjunta entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto de Desporto de Portugal, dá apoio e formação a desportos náuticos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf, mediante um protocolo assinado com o Surf Clube de Viana para cedência de instalações, onde se propõe a promoção e desenvolvimento destas modalidades. Este centro serve de espaço de formação e iniciação também para as crianças das escolas do concelho, que aqui têm acesso a diversos desportos náuticos.










