Altominho.tv

David Mendonça sagra-se Campeão Nacional de Surf Sub 12 na praia do Cabedelo

A praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, foi o palco onde David Mendonça, do Ericeira Surf Clube, conquistou o título de Campeão Nacional de Surf Sub 12, “numa final marcada por talento, boas ondas e muita emoção”, no passado fim de semana.

A prova reuniu os 32 melhores jovens surfistas apurados dos circuitos regionais do Norte, Centro, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira, numa organização conjunta do Surf Clube de Viana, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A organização deu nota que “as condições estiveram perfeitas: ondas de um metro, esquerdas e direitas de excelente formação e um ambiente vibrante que fez da praia do Cabedelo o cenário ideal para coroar as futuras estrelas do surf nacional”.

A competição “foi intensa e disputada até ao fim”, num formato com repescagens “que garantiu mais oportunidades a todos os participantes”.

Houve ainda uma expression session, com 15 jovens surfistas a mostrarem manobras criativas.

O vencedor do Nacional de Surf Esperanças Sub 12 foi Oliver Fleiss (ASC), com uma pontuação total de 9,83, seguido de Levi Hummel (CSCabedelo), com 9,27.

Em terceiro lugar ficaram Nikolai Fleiss (ASC) e David Mendonça (EriceiraSC), que, por ser o melhor atleta com nacionalidade portuguesa da prova, garantiu o título de Campeão Nacional de Surf Sub 12.

“Estou muito contente por ter ganho o título de campeão nacional. Estiveram altas ondas durante os dois dias, e gostei muito do meu surf.  Consegui concretizar os meus objetivos: ganhar o título nacional e ter mais de 10 pontos em todos os heats”, refere David Mendonça.

Levi Hummel explica que também ficou contente com a sua prestação num “campeonato muito bom”. 

Segundo Oliver Fleiss, as “ondas estiveram ótimas”, bem como a organização e a competição foi boa também devido à qualidade dos outros atletas.

Na expression session, o destaque foi para Kélio Silva (AON), que impressionou o público com um re-entry de frontside, uma manobra radical e progressiva que lhe valeu o primeiro lugar.

O Surf Clube de Viana voltou a destacar-se com a forte presença dos seus jovens surfistas: Morgan Pierrot (5.º), Gaspar Cunha (9.º) e José Pedro Dias (3.º round).

A entrega de prémios decorreu no CAR Surf de Viana, com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Ricardo Rego, que sublinhou a importância de eventos como este para afirmar Viana do Castelo como referência nacional na formação de surfistas.

O Viana Surf City Festival entra agora na reta final com a realização do OLAS PRO Europa, de 9 a 12 de novembro.

Este training camp reunirá, em Viana do Castelo, os melhores surfistas juniores da América Latina e alguns dos melhores surfistas nacionais de escalões de formação.

Os quatro finalistas da prova Sub 12 e o vencedor da expression session receberam um convite especial para participar na competição internacional OLAS PRO Europa, que decorrerá na Ericeira, a 15 e 16 de novembro.