Três atletas da Darque Kayak Clube de Viana do Castelo competiram nos Campeonatos Universitários de Regatas em Linha em k1 e k2, em representação do IPVC e Universidade do Minho. Mafalda Rodrigues participou pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Duarte Marques e Bruno Caldas representaram a Universidade do Minho.
O transporte dos atletas e embarcações para a pista nacional esteve a cargo da DKC, e as embarcações e pagaias (as que não são próprias), foram disponibilizadas pelo clube vianense aos seus atletas universitários.
A atleta de canoagem da DKC pioneira nesta competição foi Rafaela Araújo, pela Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC) em Melgaço, há algumas épocas atrás, em k1.
A direção do clube admite que “a difícil conciliação em Portugal dos estudos universitários com a competição e sobretudo com o alto rendimento, torna o percurso desportivos dos atletas difícil e complica também a vida aos clubes”, destacando ainda o caso “de uma atleta da DKC de Viana de alto rendimento, à duas épocas atrás, e com boa classificação no Campeonato da Europa, que em virtude de estar a frequentar o curso de medicina na Universidade do Porto não possuía condições de conciliação e suspendeu a prática desportiva”.
Apesar disso, a DKC de Viana valoriza e incentiva o percurso académico dos seus atletas.
Foto: Ernesto Rodrigues










