Altominho.tv

Teatro Municipal Sá de Miranda recebeu a 5.ª edição do Encontro de Culturas da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebeu a 5.ª edição do Encontro de Culturas da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM),no passado sábado, dia 25 de outubro.

Os poemas em galego e português, a canção “Um canto a Galicia”, interpretada como se de um fado se tratasse, e a representação da procissão fluvial que, todos os anos, une os compassos pascais de aldeias da Galiza e do Minho, foram alguns dos momentos mais marcantes.

Além disso, a AGFAM abordou outras temáticas relevantes para as gerações passadas, como a emigração “a salto”, realizada com a ajuda de ambos os lados da fronteira, o contrabando que inspirou uma belíssima coreografia apresentada pela Academia de Dança Arte em Movimento e os antigos e novos peregrinos a Santiago, que, ao longo do espetáculo, foram surpreendendo o público, o qual se sentia no dever de lhes sussurrar: “Bom Caminho”.

Integrado na programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, o espetáculo foi encenado por Cândido Torres e contou com a presença especial do Coro CantoenCanto, da Associação de Apoio aos Peregrinos do Caminho da Costa, e de José Filgueiras, Mercedes Prieto, Serxio Cobos, Carolina Torres, Filipa Barreiros e Marco Fernandes.

Ao grupo Barca de Loimil, da Galiza, juntaram-se 12 grupos da AGFAM: Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico da Areosa, Grupo Folclórico S. Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Ronda Típica de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, Ronda Típica da Meadela, Grupo de Danças e Cantares de Perre e Grupo de Danças e Cantares de Serreleis.