Altominho.tv

Cerveira lidera rede europeia para promover envelhecimento ativo e inclusão social

O Município de Vila Nova de Cerveira vai coordenar a nova rede europeia “Olympics4All – Active Ageing for Inclusive Communities”, recentemente aprovada no âmbito do Programa URBACT IV, financiado pela União Europeia. O projeto, com 30 meses de duração, pretende criar uma plataforma de cooperação entre cidades europeias dedicadas à promoção do envelhecimento ativo, inclusão social e bem-estar através do desporto.

Além de Vila Nova de Cerveira, a rede integra oito parceiros internacionais: Alytus (Lituânia), Brindisi (Itália), Pardubice (República Checa), Onda (Espanha), Dafni-Ymittos (Grécia), Vejle (Dinamarca) e Zdolbuniv (Ucrânia). A participação ucraniana reveste-se de particular importância, uma vez que o país pretende adaptar o modelo cerveirense à reabilitação e integração de veteranos de guerra, reforçando a vertente social do projeto.

Com um financiamento global de 748.878,75 euros, o “Olympics4All” contará também com apoio técnico especializado de 120 mil euros, assegurado por uma equipa de peritos que acompanhará todas as fases do processo, entre novembro de 2025 e abril de 2028. O plano de ação prevê partilha de boas práticas, capacitação das equipas locais e implementação prática nas cidades participantes.

Criado em 2015, no âmbito do Plano Social Municipal de Vila Nova de Cerveira, o “Olympics4All” nasceu para combater o isolamento sénior e o sedentarismo, através de atividades físicas adaptadas, jogos tradicionais e competições intergeracionais. Reconhecido pela Comissão Europeia como boa prática, o projeto já foi replicado em vários países, distinguiu-se com o prémio “BeActive Across Generations 2023” e envolveu, até à data, mais de 1.600 participantes e 120 instituições.